Ludwig Lazar Zamenhof

Spiritisma Aktiveco

Elsendante Spiritismon

estrela do esperanto
esperantojuizdefora@gmail.com
(Prof Angela Faria)




Esperanto: língua artificial criada pelo médico e estudioso de línguas polonês Ludwig Lazar Zamenhof (1859-1917), por volta de 1887, para ser língua de comunicação internacional. Possui gramática simples e regular e utiliza as raízes das línguas europeias mais faladas, além de raízes latinas e gregas.
Esperanto no Mundo
Esperanto 10 vezes mais fácil
Saiba mais
Consulte também
Inicie o aprendizado
1-O Esperanto é uma língua internacional neutra, lançada pelo médico polonês, Dr. Lázaro Zamenhof, em 1887, há mais de 125 anos. Desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em uma língua viva, com cultura própria. O Esperanto não pertence a nenhuma nação e pertence a todos. A proposta do Esperanto é que cada povo continue a falar sua língua materna e use o Esperanto nas comunicações internacionais.

2-Aprender Esperanto é 10 vezes MAIS FÁCIL e RÁPIDO do que aprender Inglês, ou qualquer outra língua natural. Em esperanto é possível combinar partes de palavras, como em um jogo de montar e formar centenas de outras palavras. Esperanto multiplica palavras.

3-O Esperanto é uma língua viva, cerca de 2 milhões de pessoas falam Esperanto, em 115 países. No mundo, existem mais de 6 mil línguas, e o Esperanto está entre as 300 línguas mais faladas. Apesar de não existir um país que fale apenas Esperanto, ele está presente em 115 países e é provavelmente a terceira língua geograficamente mais bem distribuída.

4-Existem mais de 35 mil livros e 2 mil periódicos em Esperanto. Um enorme número das grandes obras literárias já foi traduzido para o Esperanto, desde a Bíblia e o Alcorão até as obras de Dante, Camões e Shakespeare. Da literatura brasileira, livros como Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, Vidas secas e O alquimista possuem traduções bastante elogiadas. Até mesmo a biografia de Pelé possui uma tradução para o Esperanto, autografada pelo próprio ídolo.

5- Em 1954, a UNESCO passou a reconhecer formalmente o valor do esperanto para a educação, a ciência e a cultura, e, em 1985, novamente a UNESCO recomendou aos países membros a difusão do esperanto. Desde a apresentação de sua base, em 1887, o Esperanto ganhou falantes das mais diversas partes do mundo, que em muito contribuíram para sua fundamentação e evolução como língua.

6-O estudo preliminar do Esperanto auxilia o aprendizado de outras línguas. Isso e´ um fato comprovado por experiências em Universidades européias. Quem estudou Esperanto, tem muito mais facilidade de aprender Inglês ou outra língua estrangeira. Pessoas que nunca conseguiram aprender Inglês, poderão ter sucesso, após um curso de Esperanto.

7-O esperanto é uma língua auxiliar para a comunicação internacional, de aprendizado rápido e fácil. Iniciado em 1887 pelo médico polonês Dr. Lázaro Luís Zamenhof, é amplamente utilizado, em escala mundial, tanto em congressos internacionais quanto em redes sociais. É essencialmente um idioma neutro, isto é, que não pertence a nenhuma nação, e por isso é um eficiente instrumento para a preservação de todas as línguas e culturas do globo e para a promoção da igualdade entre os povos.

8-São inúmeras as diversas manifestações da cultura em Esperanto, desde a literatura ao cinema. Milhares de páginas na internet e redes sociais , transmissões diárias de rádio, encontros e congressos regionais ou mundiais, garantem um intenso intercâmbio de idéias e sentimentos entre pessoas do mundo inteiro. Tudo isso comprova que o Esperanto tornou-se e é uma língua viva.

9-O Esperanto tem crescido muito . nos últimos anos, devido a internet , onde milhares de páginas falam em e sobre o Esperanto. Pode-se viver plugado, em tempo integral, falando somente em Esperanto com pessoas de vários países em todo mundo. Viver o Esperanto é estar em uma grande viagem através das diversas culturas de nosso planeta, onde a igualdade de todos é a nossa bandeira.
Esperanto Brasil

Liga Brasileira de Esperanto

Kurso de Esperanto

Aprenda Esperanto pela Intenet

Livro Esperanto sem Mestre


1-Substantivo ; é a palavra que nomeia todos os seres, sentimentos, sensações, etc Exemplo: pai, mãe, Deus, felicidade, infelicidade, amigo, etc Em Esperanto o substantivo termina com a letra O Exemplo: patro, patrino, Dio, felicxo, malfelicxo , amiko, etc Esperanto estas lingvo.

2-Adjetivo: é a palavra que dá qualidade aos substantivos: Exemplo: querido, quente, frio, bom, ruim, feliz, fácil, azul, etc Em Esperanto o adjetivo termina com a letra A Exemplo: kara, varma, malvarma, bona, malbona, facila, blua, etc Esperanto estas facila lingvo.

3-Artigo Definido: é a palavra que define os substantivos: Exemplo: o pai, a mãe, o amor, a verdade, etc Em Esperanto o artigo definido é LA Exemplo: la patro, la patrino, la amo, la vero, etc La lingvo Esperanto estas facila .

4-Advérbio: é a palavra que modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Exemplo: caminhar rapidamente, verdadeiramente fácil, bom demais! Em Esperanto o advérbio derivado termina com a letra E Exemplo: Iri rapide, vere facila, tre bone , etc La lingvo Esperanto estas vere, tre facila.

5-Verbo: é a palavra que expressa ação ou estado: Exemplo: ser, estar, caminhar, falar, aprender, amar, querer, etc Em Esperanto o verbo no infinitivo termina sempre em I: Exemplo: esti, iri, paroli, lerni, ami, voli, etc Esperanto estas vere, tre facila lingvo por lerni kaj paroli.

6-Pronome: é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo. Exemplo: eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas Em Esperanto os pronomes pessoais são: Exemplo: mi, vi, li, sxi, ni, vi, ili Esperanto estas vera solvo de la problemo de internacia komunikado.

7-Tempos verbais Em Esperanto o verbo no presente termina sempre em AS , o passado termina em IS e o futuro em OS. Exemplo: mi parolas (eu falo) li parolis ( ele falou) sxi parolos ( ela falará) La lingvo Esperanto estas vere la solvo, de la problemo de internacia komunikado.

8-Preposição: é uma palavra que liga duas palavras estabelecendo uma relação entre elas Exemplo: livro de Pedro, café com açucar, Viagem de avião, lição de Esperanto, etc Vejamos algumas preposições em Esperanto Exemplo: libro de Petro, kafo kun sukero, vojagxo per aviadilo, leciono pri Esperanto, La vera solvo de la problemo de internacia komunikado estas la lingvo Esperanto.

9-Conjunção; é a palavra que liga duas frases estabelecendo uma relação entre elas. Exemplo: (e) Eu ensino e você aprende. (enquanto) Ela canta enquanto você dorme. (mas) Eu quero falar mas eu não posso. Vejamos alguma conjunções em Esperanto: (kaj) Mi instruas kaj vi lernas. (dum) sxi kantas dum vi dormas. (sed) Mi volas paroli sed mi ne povas. Esperanto estas simpla kaj facila lingvo.